sexta-feira, 17 de junho de 2016

Atuação de Terapias Integradas para Disfunções Temporomandibulares (DTMs)





    As disfunções Temporomandibulares ocorrem em uma das articulações mais complexas do corpo humano, que é responsável por mover a mandíbula Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos é chamado de DTM. Para tratar esta disfunção deve ser traçado um tratamento individualizado, multidisciplinar, entre Dentista, Fisioterapeuta , médico e  Psicólogo, onde é analisado o paciente de forma global. Placas miorrelaxante, medicações, fisioterapia da ATM, reeducação postural, análise da base e pisada, controle da ansiedade,são formas de tratamento que visa um atendimento global  proporcionando assim eficiência no tratamento da disfunção temporo mandibular.

Os Sintomas mais comuns que o paciente pode apresentar são:

- Dor de cabeça de um ou ambos os lados da cabeça mais de dois dias por semana
- Um clique ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca
- Boca fica presa, trava ou sai do lugar
- Cansaço na face ou ao mastigar
- Alteração de mordida
- Ranger ou apertar os dentes diurno/noturno
- Zumbido nos ouvidos
- Dor ou tensão no pescoço referindo dor para face ou cabeça.

    Existe também a relação destes sintomas com o sistema tônico postural, onde ajustando a base através do uso de palmilha e reajustando a postura do paciente a eficiência e o funcionamento desta articulação é reestabelecida.

O paciente com DTM geralmente é um doente crônico que demora anos para buscar tratamento. Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas ontológicos, reumatológicos e posturais), deixando para último lugar o diagnóstico de DTM.

Tratamento

O tratamento fisioterapêutico em conjunto com tratamento multidiciplinar proporciona um alívio da sintomatologia do paciente buscando restabelecer a função normal do aparelho mastigatório, reorganizar o sistema postural e educar o paciente nas atividade de vida diária (AVD's) . As técnicas usadas pela fisioterapia são:

- Terapia Manual











- Exercícios com hipérbolóides 







- Recursos Eletro-foto-térmico


-Recurso de eletroestimulação (TENS)



- Uso de Palmilhas posturais 



- Pilates





Atualmente sabemos que nosso corpo não deve ser tratado segmentado e que integrar várias terapias e vários profissionais garante um tratamento eficaz para os nossos pacientes.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário