domingo, 3 de abril de 2016

O que são as Palmilhas Posturais?

Podoposturologia


A podoposturologia é o campo da fisioterapia que estuda as alterações posturais através da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas posturais e mecânicas. As palmilhas posturais podem ser utilizadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé. Já as palmilhas mecânicas servem para dar apoio, corrigir deformidades e melhorar a função dos pés.

Como agem as palmilhas proprioceptivas?

O principal órgão de equilíbrio do corpo é o pé, ele regula a pressão e a distribuição do peso em relação ao solo e ao centro de gravidade. A planta dos pés é sensível a pequenas variações que são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central.

As palmilhas posturais permitem uma reprogramação postural, pois na confecção das palmilhas, também descritas como sensoriais, são utilizados elementos de borracha que são fixados em contato com a planta dos pés. Estes elementos fornecem informações ao sistema postural e como resposta, o corpo produz um reequilíbrio postural através das reações reflexas tônicas musculares, corrigindo desta forma as assimetrias posturais.

As correções posturais resultantes do uso de palmilhas previnem o desgaste das articulações, organizam o tônus muscular e uma melhor harmonia articular, reduzindo as deformidades localizadas na coluna. É indicada a todos os indivíduos que tem dificuldade de permanecer em pé ou sofrem nesta postura.

Como é feita a avaliação?

Para dar inicio ao tratamento é feita uma coleta da história do paciente e uma palpação dos pés, seguida de uma avaliação minuciosa da postura. É na avaliação que se investiga variações posturais inadequadas, compensações articulares e locais de dor ou desconforto.
É verificado se existe a presença de uma perna aparentemente mais curta (real ou adaptada), e dá inicio ao teste com os elementos podais para chegar a melhor combinação deles, que irá corrigir ou amenizar as alterações encontradas no paciente, melhorando assim o equilíbrio, força muscular e a dor.
A prescrição é individual e personalizada e o paciente que faz uso da palmilha, tem um acompanhamento personalizado durante todo o seu tratamento, através de reavaliações e manutenções, até que o mesmo tenha alta".

A confecção da palmilha é realizada após a conclusão do teste dos elementos podais e é artesanalmente montada, sendo recortada, lixada para dar acabamento e colada todas as peças em uma placa base de resina, que é coberta com EVA ou material sintético (courvin).  A escolha do modelo da palmilha depende do tipo do calçado que o paciente utiliza ou da alteração postural encontrada na avaliação, na maioria dos casos o uso das palmilhas é provisório e a duração do tratamento varia de acordo com o paciente, podendo durar de 45 dias a três anos.


INDICAÇÕES

- Dores cervicais
- Escolioses;
- Espondilolisteses;
- Dores Lombares,
- Espondiloartoses ( coluna)
- Artroses ( quadril, joelho, tornozelo)
- Artrites
- Alterações mecânicas:
- Pés Planos e Cavos, Calcâneo Varo e Valgo;
- Hálux Valgo (joanetes);
- Esporão de Calcâneo;
- Metatarsalgias;
- Neuroma de Morton;
- Periostite (canelite);
- Fraturas de Estresse;
- Tendinites (Patelar, Pata de Ganso e de Calcâneo);
- Pés Diabéticos;
- Diferença de Membros Inferiores (Perna Curta) e etc.






Nenhum comentário:

Postar um comentário